A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, principalmente se olharmos para o volume de importações realizadas deste país.
Por isso, os laços entre importadores brasileiros e fornecedores chineses são cada vez mais estreitos e duradouros.
Esta crescente relação faz com que as empresas brasileiras prospectem fornecedores chineses diariamente, como forma de encontrar as melhores negociações e qualidades nas mercadorias adquiridas.
No artigo de hoje vamos mostrar a você quais os cuidados e dicas para encontrar fornecedores na China.
Um primeiro ponto importante é entender que encontrar um bom fornecedor não é uma mera pesquisa de mercado.
Assim como empresas investem na prospecção de novos clientes, a busca por novos fornecedores é atualmente executada com muito planejamento e com sua estrutura muito bem desenhada.
Há inclusive profissionais contratados com a missão central de prospecção de novos fornecedores. Esta prospecção possui fases de pesquisa, contato, avaliação, testagem e relacionamento, sempre visando um relacionamento duradouro com os parceiros comerciais contratados.
Entre em contato com a Asia Source para encontrar seu fornecedor!
Antigamente, a única forma de gerar relacionamentos com fornecedores chineses em potencial era através de feiras internacionais ou indicações de empresas de confiança.
Apesar destas duas práticas ainda serem muito eficientes e, inclusive recomendadas, a busca por novos parceiros pode ser facilitada pela utilização de canais virtuais com este fim.
Atualmente estão disponíveis plataformas e algumas redes sociais que ajudam a localizar e se relacionar com fornecedores em potencial.
O mais conhecido destes canais, sem dúvidas é o Alibaba que têm um alto número de importadores chineses cadastrados de prontidão para gerar novos negócios
Abaixo, deixamos uma lista de outros canais virtuais onde esse primeiro contato é possível:
Como já falamos, mesmo com a revolução causada pelas possibilidades do contato virtual nas plataformas de negócios, as feiras internacionais continuam sendo uma importante maneira de estabelecer relações sólidas com fornecedores e ter mais segurança nos produtos fornecidos.
Atualmente há a possibilidade de participar de modo remoto de alguns destes eventos, então fique atento.
Abaixo deixamos uma lista das principais feiras envolvendo fornecedores chineses para você se planejar:
Se você está na busca por novos fornecedores chineses, saiba que existem algumas dicas importantes que vão te ajudar neste processo.
Algumas dicas mais gerais são estudar aspectos culturais chineses, pesquisar sobre quais regiões chinesas possuem o seu produto procurado em maior número e solicitar indicações a pessoas e empresas de sua confiança.
Outros cuidados e dicas são:
Como já mencionamos acima, a busca por fornecedores deve ser encarada com a mesma seriedade e organização que a prospecção de novos clientes.
Se o primeiro passo para prospectar novos clientes é definir qual o Perfil de Cliente Ideal (ICP), estabeleça critérios básicos antes de iniciar a busca por novos parceiros.
Tenha documentado quais são os aspectos técnicos, físicos e financeiros do produto que você está buscando.
É somente a partir destas respostas que o processo de prospecção de fornecedores realmente poderá ocorrer de forma segura e eficiente.
Faça valer a máxima que “os dados são o novo petróleo” e busque o máximo de dados possíveis acerca das importações realizadas do produto que você precisa e principalmente das empresas que você esteja avaliando.
Empresas especializadas em dados de comércio internacional podem te ajudar a localizar por região, segmento, valores e volumes quais são as empresas chinesas que de fato possuem expertise com determinada commodity e quais não.
A Asia Source é uma assessoria especializada na busca por novos fornecedores chineses e tem sede na China!
Não tenha medo de contar com a assessoria especializada nesta busca por novos parceiros, a maioria destas assessorias contam com um leque já catalogado de fornecedores chineses, com negociações especiais e condições logísticas mais favoráveis do que você conseguiria centralizando todo o processo internamente.
Os exportadores chineses já estão habituados a fornecer pequenas amostras de seus produtos no início de um novo relacionamento comercial.
Então, para se sentir ainda mais seguro, não hesite em solicitar amostras dos produtos e comprove a qualidade do material que cada empresa trabalha.
A busca por novos fornecedores pode eventualmente se iniciar a partir de uma demanda urgente, porém o mais recomendável é que seja um processo estruturado contínuo de qualquer bom importador.
Ao iniciar a busca de novos parceiros, tenha em mente que possivelmente você estará dando início a uma relação que durará por longos contratos anuais.
Desta forma, busque sempre iniciar os contatos da melhor forma possível, use o fator de longo prazo ao seu favor na hora de negociar valores e gere oportunidades lucrativas para ambos os lados.
Notavelmente a busca por novos parceiros chineses é um procedimento que demanda planejamento, atenção e cuidados bem particulares deste país.
Se está em busca de novos fornecedores e precisa da ajuda de quem entende deste assunto, venha conversar com um de nossos especialistas.
Vamos juntos gerar novas oportunidades com nossos amigos no gigante asiático.