Então é Natal… é, mais um ano passou. 2021 passou voando e já estamos nos preparando para o próximo ano que se inicia. Este final de ano é um ótimo momento para planejar os desafios de 2022. Mas fique atendo aos feriados na China em 2022.
Com relação a logística de transporte, prepare os prazos de suas importações para não ser surpreendido com os feriados chineses. Se você não lembrar deles poderá sofrer fortes impactos tanto de custos, quanto de prazos de entrega. Vamos conferir juntos?
Começa e termina ano e algumas coisas não sofrem mudanças. Uma delas é a China ser o principal parceiro comercial brasileiro. Tanto nas importações, quanto nas exportações o gigante asiático se destaca a anos. Trata-se da principal origem de nossas importações e destino de nossas exportações.
Em números, a relação comercial Brasil e China equivalem a 67% do superávit brasileiro em 2021. Ou seja, mais da metade da nossa Balança Comercial se refere ao mercado chinês.
Ainda sobre a Balança Comercial, de acordo com informações do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, os dados atingiram um recorde de US$7,6 bilhões, resultando em um saldo de US$52,1 bilhões acumulados até agosto de 2021.
Os países orientais possuem uma cultura única e diferente do ocidente. Na China, predomina o budismo como religião, as artes marciais e o tênis de mesa como esporte, e a organização das datas é através do calendário chinês. Por isso os feriados na China em 2022 caem em datas diferentes.
Mas não se preocupe. Nas empresas, os funcionários chineses conhecem e acompanham nossos calendários. O calendário chinês é utilizado a milênios, trata-se de uma tradição oriental preservada nas famílias e nas cidades do interior.
O calendário chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração tanto as fazes da lua quanto a posição do sol. As distinções entre os dois calendários (oriental e ocidental) fazem com que em todos os anos a data de início do Ano-Novo Chinês seja em uma data diferente do nosso calendário.
E é por este motivo, nós temos uma data fixa para este feriado e os chineses não.
No próximo ano, o principal feriado na China será de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. Nesse período, o país paralisa a produção, venda e logística. O retorno programado às atividades acontecerá no dia 7 de fevereiro, de acordo com o calendário chinês.
Mas, assim como as festividades no Brasil entre o Natal e o Ano Novo, por lá as fábricas recomeçam em ritmo mais lento. Não deixe para solicitar sua mercadoria em cima da hora… é recomendável antecipar a produção e o embarque para antes do feriado.
Essa mudança de rotina no país afeta diretamente o mercado global devido ao imenso volume de produtos que circulam entre o país asiático e o resto do mundo. No Brasil, a maior parte da produção das empresas depende de insumos oriundos do país asiático.
Ano do Tigre. Isso acontece, pois na religião budista, os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.
Em logística, “lead time” significa tempo total. Ou seja, o tempo total de produção, ou de transporte ou ainda para se ter disponível um produto na empresa. Na importação, dizemos que lead time representa o tempo total desde a confirmação do pedido junto a fábrica chinesa até a chegada da mercadoria no Brasil. Para isso o calendário de feriados na China em 2022 irá impactar diretamente.
Uma importação origem China costuma ser longa. Isso acontece, pois o tempo de trânsito no modal marítimo leva em torno de 40 dias. Adiciona-se a este número o tempo de produção, transporte interno tanto na China, quanto no Brasil e possíveis paradas no porto devido o despacho aduaneiro da mercadoria.
Agora com o Ano-novo Chinês acrescenta-se nesta conta mais 10 dias de atraso. Então, não tem jeito. A palavra de ordem é se organizar.
Por este motivo, para evitar atrasos, transtornos e despesas altas, se sua empresa pretende investir na importação, é importante marcar os principais feriados chineses e se preparar com antecedência.
Além do Ano-novo Chinês, há outros feriados importantes no próximo ano para sua empresa considerar:
Importante citar que os fornecedores chineses não irão para os feriados com a produção pela metade ou por fazer. Ou seja, as fábricas chinesas culturalmente aceitam os pedidos que serão possíveis de produzir antes do recesso.
Lembre-se leitor que o feriado chinês não é um impeditivo para importar no início do ano. Na verdade, com o planejamento e organização a empresa poderá importar em qualquer época do ano! É novo por aqui? Acompanhe nossos artigos semanais em nosso blog. Até o próximo artigo!