Maiores portos marítimos do mundo
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9 de novembro de 2021Mais de 95% das cargas comercializadas nas vendas internacionais foram movimentadas através do modal marítimo. Afinal, este é o modal de maior capacidade de movimentação e que oferece um ótimo custo-benefício para cargas de longa distância.
Especialistas em logística e comércio exterior afirmam que o modal marítimo se torna vantajoso em trechos superiores a 700 km.
No entanto, o modal marítimo nos últimos meses está tirando o sono do importador brasileiro. Principalmente dos importadores de produtos asiáticos. E o motivo é um só: o custo do frete marítimo internacional.
Por qual motivo o frete marítimo internacional teve aumento superior a 500%? Vamos discutir sobre este tema e os impactos que a alta do frete levaram para as importações brasileiras? Continue lendo para saber mais sobre este assunto.
Alta do frete marítimo
E o assunto do momento é a alta do frete. Mas por qual motivo esta alta de mais de 500% aconteceu?
Um dos motivos, claro, é a pandemia da Covid-19. Infelizmente em 2020 houve um desarranjo na logística internacional, causando congestionamento dos portos, atrasos nos prazos de entregas e um aumento excessivo no valor do frete.
Atualmente além do aumento do frete, faltam contêineres e espaço nos navios para receber insumos e produtos do mercado exterior. Assim como em um efeito dominó, toda a cadeia produtiva foi afetada e as consequências desse descompasso já são sentidas pelo consumidor nas prateleiras.
Com a chegada da pandemia e da diminuição do consumo por todos os segmentos, as empresas responsáveis pelo transporte marítimo registraram fortes quedas em suas operações.
Outro motivo que impactou o valor do frete foi a diminuição das linhas marítimas com a junção de empresas da área para diminuir os prejuízos e consequentemente, menos oferta de serviços logísticos.
Impacto nas negociações internacionais
Neste ano, com a retomada gradual das atividades comerciais em todo o mundo provocou um aumento na demanda por transporte, bem superior à capacidade logística dos armadores e terminais portuários.
E aí acontece a maior lei econômica: muita demanda x pouca oferta = alta de preços. Ou seja, a grande demanda por serviços logísticos frente à pouca oferta de empresas que estavam em um ritmo desacelerado fez o preço do frete marítimo disparar.
Em 2019, o valor do frete marítimo origem China para o Brasil, girava em torno de 1.500,00 e 2.000,00 dólares. Atualmente, o preço cobrado pelo transporte de um contêiner é de quase US$ 13 mil, o que representa alta entre 550% e 622%.
Na importação, o valor do frete impacta diretamente no cálculo do valor aduaneiro (custo do produto + frete + seguro = valor aduaneiro), e consequentemente no valor do produto final.
Contratação do frete marítimo
Quando a empresa está iniciando suas importações, a contratação do frete marítimo acontece através de um agente de carga. Os agentes de carga se diferenciam entre si em razão não apenas do preço praticado, mas também dos prazos, do atendimento ao cliente, da qualidade e segurança nas entregas – o que se mede pela reputação da companhia.
O frete marítimo é pago sempre que o comprador internacional opta por transportar suas mercadorias em navios. Existem diversas empresas de transportes atuando nesse segmento, sendo fundamental realizar diferentes cotações para encontrar os melhores preços e condições de pagamento.
Falamos recentemente em nosso blog sobre o cálculo do frete marítimo internacional. Leia mais clicando aqui.
Cálculo do frete marítimo
Para o cálculo do valor básico do frete marítimo, leva-se em consideração principalmente o volume e/ou o peso do produto transportado. Porém, existem ainda outros valores que são acrescentados, como:
- Taxa: corresponde a um percentual aplicado sobre a carga dependendo por exemplo do seu volume, peso, preço ou grau de periculosidade.
- Sobretaxa: equivale a uma percentagem relacionadas às despesas da navegação, combustível do navio, mão-de-obra envolvida, rota, custos portuários, entre outros.
Existem vários tipos de taxas e sobretaxas, muitas delas incidentes em qualquer operação de transporte marítimo, outras específicas de determinadas movimentações ou produtos.
Principais taxas
Ainda sobre as taxas incluídas no valor do frete marítimo, veja as principais:
- Taxa mínima: Refere-se ao menor valor que entrará no custo do frete marítimo. Está relacionado a volumes pequenos (inferiores a 1 tonelada ou 1 metro cúbico).
- Taxa para volume de grande dimensão: Se o volume do produto ultrapassar 12 metros incidirá essa taxa, qualquer que seja seu peso (mesmo no caso de um produto leve).
- Taxa sobre volume pesado: Incide sobre a carga que apresenta excesso de peso, ou que necessite de equipamento ou mão-de-obra especializada na sua movimentação no navio. É cobrada tanto no embarque como no desembarque.
- Taxa adicional de porto: É cobrada quando há a necessidade de embarcar ou desembarcar a carga em um porto secundário ou fora de rota.
- Sobretaxa por congestionamento: Esse valor é cobrado nos portos que têm uma movimentação muito intensa, fazendo com que o navio demore a atracar.
- Taxa de seguro: Incide sobre o frete e tem por objetivo garantir que as mercadorias cheguem a seu destino com segurança e em perfeito estado.
Sua empresa não pagará todas estas taxas. Os valores dependerão do tipo de produto, quantidade, peso e cubagem que serão transportadas.
Tendências para o futuro
Não é possível ter certeza de quando este valor absurdo diminuirá. Mas a expectativa é que a partir de 2022 o preço do container no frete marítimo origem China seja entre 4 e 5 mil dólares, queda de 40% nos valores.